Fundacao Nacional Da Qualidade

Qualidade no Brasil

Movimento inicial foi consequência do acordo nuclear Brasil-Alemanha.
No Brasil não houve uma tendência predominante:

No setor automobilístico e de auto-peças adotou-se, preponderantemente, o modelo norte-americano.

No setor siderúrgico, diversas empresas implantaram projetos de orientação japonesa.

A certificação ISO-9000, foi bastante procurada por empresas dos setores de serviço.

Principais Representantes no Brasil

IBQN - ALEMANHA
Órgão de Supervisão Técnica Independente - OSTI, credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN (1981).

FUNDAÇÃO VANZOLINI - EUA
Tornou-se em 1990 o primeiro organismo brasileiro credenciado pelo INMETRO

FUNDAÇÃO CHRISTIANO OTTONI - Modelo Japonês

VICENTE FALCONI

Prêmios

O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - A Fundação Nacional da Qualidade

Prêmio Nacional da Gestão Pública - Até o ano de 2007 - Prêmio Qualidade do Governo Federal -PQGF

Prêmio Nacional da Qualidade

O PNQ oferece três formas de reconhecimento

* Premiada,

* Finalista, e/ou

* Destaque por Critérios

Premiada

A organização que se candidatou ao PNQ e, conseqüentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência, avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.

Finalista

A organização que se candidatou ao PNQ e, conseqüentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados.

Destaque por Critérios

Organização que se candidatou ao PNQ e, conseqüentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, apresentando destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License