Pérsia
Código de Hamurabi (2150 a.c)
“Se um construtor ergue uma casa para alguém e seu trabalho não for sólido e a casa desabar e matar o morador, o construtor será imolado".
Fenícia
Inspetores amputavam a mão do fabricante do produto (defeituoso) que não estivesse dentro das especificações governamentais (500 a.c).
Império Romano
Roma não era um centro industrial nem uma grande cidade comercial, mas sim um centro financeiro.
A economia do Ocidente permaneceu sobretudo agrícola, por meio de grandes propriedades.
Era no Oriente onde o comércio dominava .
Idade Média
Obtida a liberdade, as cidades passavam a ser governadas pelos setores mais enriquecidos do comércio e da manufatura, que organizavam seus setores e propiciavam o desenvolvimento econômico dos centros urbanos.
Cada setor artesanal organizava-se de acordo com sua especialização (ferreiro, alfaiate, marceneiro, etc.), constituindo corporações de oficio (também conhecidas como guildas ou grêmios). Sua função era evitar a concorrência e, por isso, fixavam os preços dos produtos e os salários, controlavam a qualidade e a quantidade das mercadorias.
Revolução Industrial
Em função do aumento da produção e do consumo, houve o crescimento tanto em tamanho quanto em número da empresas.
* Substituição das práticas empíricas de administração da produção, e
* Aumento da eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.